domingo, 27 de dezembro de 2015

Álbum de retrato

ÁLBUM DE RETRATO


A minha sobrinha-neta
Pediu-me pra lhe mostrar
Meu álbum de retrato
Que há muito tempo não abro
Mas continuo a guardar

Eu lhe disse que não
Ela ficou a me olhar

É que você vai me perguntar
Quem é esse, quem é aquele
E eu com grande amargura
Terei então que falar

Essa jovem é minha mãe
Que muitos anos viveu
Passou até dos noventa
Mas faz um ano que morreu

Esse é meu pai no exército
Era patriota com emoção
Mas apesar de ser poeta
Serviu na revolução

Aquela é a minha avó
Que cuidou de todos nós
E tinha-me em seu coração

Dá um nó na minha garganta
Toda essa recordação
Por isso, minha sobrinha
Eu acho melhor, não

Esses aí, ah... são meus irmãos!
Cada um levou histórias
Alguns sonhos realizados
Porém, outros, não

Muitos dos sonhos deles
Eu conhecia tanto
Quanto a palma das minhas mãos

Didico queria ser advogado
Mas só estudou contabilidade
Trabalhou em Saramenha
E foi funcionário padrão

Oito irmãozinhos pequenos
Não estão neste álbum
E nem chegaram a sonhar

A medicina era atrasada
Não havia saneamento
E debaixo da terra foram morar

Por isso minha sobrinha
Eu acho melhor parar

O álbum que guardo em mim
Machuca muito, é verdade
Mas com a idade que tenho
Quase tudo é mesmo, saudade!

(30/03/2012)
 Amapola  

56 COMENTÁRIOS:

Que lindo poema minha amiga. Um final de semana abençoado e feliz!!! 
Bjos XD
Amapola são nossas lembranças, vivências, experiências que nos transformaram no que somos hoje. A saudade existe e sempre vai existir e [é sabido que é difícil lidar com ela, mas não devemos nos opor a viver momentos passados, principalmente se foram momentos com pessoas boas. Não fique triste. Alegre-se pelos momentos bons vividos e esqueça todo o resto. Não deixe a lembrança das pessoas amadas se apagar!

Paz e bem!
http://pequenocaminho.blogspot.com
E a saudade não tem idade minha querida amiga.Somos todos um poço de saudade ainda mais quando nos posicionamos frente a um album.
Bom que a saudade faz poesia,ficou linda sua saudade.
Meu carinhoso abraço mineiro de paz e luz.
Bjo.
Tu és maravilhosa e escreves tudo de um jeito que nos emociona...Essas fotos de álbuns antigos realmente nos deixam com saudades!!! Muito lindo! beijos,tudo de bom,chica
Querida Amapola!
Todos nós temos uma história da qual devemos sempre lembrar com saudades.
Muitas vezez foram momentos difíceis, mas te garanto que nem todos tem uma história a contar.
A felicidade está nas pequeninas coisas, no amor que temos e guardamos em nossos corações.
A sua história é linda, cuide muito bem do seu album de família.
Uma boa noite e fique com Deus querida amiga.
Beijos
Mariangela
Que coisa linda
:)
Nas pequenas coisas a gente consegue ver a imensidão particular de cada um de nós...]
Seguiremos guardando cada pedacinho dos dias que Deus nos permite presenciar em suas maravilhas! :)
Boa noite!
Mas sem querer voce
abriu foi o album de
tua memoria, pois sabia
cada foto que ali continha
e o que representava para
sua vida...Então, para que
fotos se tua memoria é forte
e as recordações permanecem
sempre em tua mente?
Mas adorei, lindo mesmo!
Como é bom termos historias 
para contar nao e mesmo?
Mesmo que nos façam sofrer,
mas é nossa historia!
Abraços
Lindo poema nascido de sua alma! O melhor e o mais inesquecível álbum de nossas vidas é aquele que acarinhamos em nossos corações!
Bj. Célia.
Hei amiga!
Minha irmã sempre falou que se um dia sua casa pegasse fogo, a primeira coisa que iria pegar são suas fotos. Álbum de fotos é algo precioso, que envolve sentimentos, e como descreveu bem suas recordações, emocionante!

Mas sabe o que estou mais feliz? Sua inspiração voltou para deleite dos seus admiradores, bjs
As lembranças, as lembranças...

Tem um q de nostalgia...muito bom!

abração!
Incrível! Eu não tenho COMIGO nenhum retrato. você escreveu e descreveu, lindamente, seu álbum de retratos.
Um beijo
se respondeu assim à sua neta ela adorou! as crianças adoram rimar! Parabéns! :)
beijinhos
sobrinha neta :)
Muitas histórias são guardadas num album de retratos...beijos querida e um belo sábado pra ti.
OI AMAPOLA, LINDA POESIA DE RECORDAÇÕES, EU GOSTO DE VER ALBUM DE FOTOGRAFIAS, AS VEZES PASSAMOS AS TARDES DO DOMINGO RECORDANDO, UM FIM DE SEMANA BEM LEGAL PARA VC, OBRIGADA PELAS PRECES, UM ABRAÇO FRATERNO CELINA,
Amapola


Quanta saudade, lembrança e ternura nesse álbum, 

mesmo que algumas imagens magoem, 


quem está nesse álbum, contribuiu para a sua história, 



lindoooooooo


Um beijo enorme, e um final de semana de paz, 


bjkas
Olá querida Amapola,

visualizei seu blog, a partir do do Toninho.
Vim espreitar e muito me agradou o que li a seu respeito, tal como seus escritos. 
É muito natural e genuína, e sendo nós, católicas, as duas, o lógico será partilhar o blog uma da outra, sempre que possível.

Nessa postagem, você tem um pouquinho de receio de folhear seu album de retrato, porque isso lhe traz saudade. nele você guarda pedaços da sua vida.
A compreendo, perfeitamente, querida, mas RECORDAR É VIVER.

Bom fim de semana.
Beijos de muito carinho e luz.


afectosecumplicidadesblogspot.com
Gostei demais do blog. Tanto que gostaria de te-la como colaboradora do meu. Você publicaria o que quissese e criaria links a vontade para este. Se aceitar, confirma e0mail e envio convite. Abçs
.



Eu adoro vir aqui, mas
como hoje, 31, foi o dia que
escolheram para eu escrever
no Blog Bar dos Escritores 
e o meu texto tem a ver com 
o cotidiano, resolvi chamar 
você para comentar a respeito. 
É uma escrita verdadeira, pró-
pria para o momento. 

Você vai gostar.

http://bardoescritor.blogspot.com.br/

Espero você, Amapola, com o
seu comentário, sempre tão
gostoso e tão bonito, para
dizer o que achou.

Um beijo,

silvioafonso






.
Amapola toda vez que vejo fotos antigas me emociono demais...Lindo poema,bjkss
Amapola,
Um dos poemas mais lindos que já ví sobre as raízes necessárias e sobre a saudade !
Vc TEM VOZ PRÓPRIA!
bjs
Obrigado pela visita e pelas palavras, bjs^^
Querida amiga

O triste
não é ver
o tempo passar,
mas não ter lembranças
dos anos vividos
para guardar.


Que haja sempre perfume
de sonhos em tua vida.
Boa noite amiga...
Que lindo relato que me fez pensar na importância da fotografia como um ritual de lembrança ao folhar,relembrar e sentir que o tempo passou. Hoje com tudo virtual, onde cabe a saudade...Lindo demais.
beijos e um ótimo final de semana.
Oi minha querida amiga.
Verdade. Às vezes as recordações são doloridas e traiçoeiras, pois são marcas em nossa vida.
Perdi minha mãe, morte muito triste. Mas quando vejo as fotos lembro das alegrias e cuidados que ela tinham para com todos. Sua descrição do album de fotos é muito expressiva.
Recordar é uma forma de reviver as alegrias, mas também de libertar e vencer nossos dilemas.
Abra seu album para a sua sobrinha neta sem medos, pois para você ele já vive aberto em suas lembranças. Pode ser uma linda lição de vida para ela.
Paz de Jesus em seu coração. Luz em seu caminho. Amor em sua vida.
Um grande abraço.
Consegue tocar nosso coração, beijo Lisette.
Adorei Amapola me fez recordar fotografias que muito me marcaram. Beijo e um lindo domingo pra vc
oi minha querida,

me emocionei ao ver seu álbum,
é como se tivesse retratado um pouco de mim,
em suas fotos...
lindo demais!!!

beijinhos
Saudade...
Palavra que só existe no Português...
Fotografias...
Elos com um passado que não volta nunca mais...
Mas bom de se lembrar, de recordar...
Mesmo as mais doloridas...
Pq são apenas lembranças...

Fique na paz!!!

bjo
Bonito demais!
"O que deixamos não volta"! Eta vida ingrata! Não fomos nós que deixamos, é esse viver" triste.
Bom domingo, fiquei emocionada com o que li, verdade.
beijinhos
Olá minha querida amiga, amapola!
Fizeste uma linda poesia, praticamente apresentado toda sua família. Quanto as fotos, elas são tiradas para termos recordações de bons momentos, por isso na minha humilde opinião deveria ser expostas a sua sobrinha, com os devidos relatos dos momento felizes. Amiga desejo-te um maravilhoso domindo e um excelente fim de semana. Beijos
.


Amapola, o colorido de
suas palavras abrilhan-
tou o meu texto no Bar 
do Escritor.

Nada eu teria feito de me-
lhor que seguir você a-
través do blog. Parecia
que eu já sabia que podia
contar com você.

Um grande beijo e obrigado.

silvioafonso






.
Essa saudade vai crescendo sempre... e se algum dia deixarmos saudades é porque valeu a pena ter vivido!
Um belo domingo e uma excelente semana pra ti minha amiga, paz e poesia sempre...beijos e beijos.
Oi Amapola, gostei muito do post.
Tenha uma ótima semana, bjus...
Sempre que vejo fotos de pessoas importantes que já se foram dá um aperto no coração... =/
Mas procuro me lembrar dos momentos doces que vivi com cada um deles e mesmo que as lágrimas sejam inevitáveis agradeço a Deus por cada momento partilhado com cada um...
Fique com Deus minha Querida e que sua semana seja abençoada!!
Bjooos
Obrigada, adoro esse cantinho de LUZ!!!
Beijos
.
Muito bonito.
Tenha uma excelente semana.

Bjs
é muito bonito, e compreendo a tua saudade mas a sobrinha iria adorar conhecer melhor um pouco da familia.e quem sabe falares sobre eles te aliviasse o coração.
Beijos
Olá vim agradecer a visita que fez no meu blog... obrigada!! 
belo blog gostei muito... 
beijos em seu coração....
Amapola meu amor você tem toda razão, certos álbuns também não quero abrir, só a tua linda poesia já me fez as lágrimas brotarem, bem sei do que falas,e nos feriados como páscoa, natal, ano novo, nossa fazem tanto falta, beijos no teu lindo coração, Luconi
Ampola adorei seu blog.
Estou a te seguir.
Bjs.
Querida amiga,
Páscoa…
É ser capaz de mudar,
partilhar a vida na esperança,
lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
viver em constante libertação,
crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida
investir na fraternidade,
lutar por um mundo melhor,
vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
é uma nova chance para melhorarmos as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje… somos melhores do que fomos ontem.
Desejo a você e a todos os seus uma Feliz Páscoa, cheia de paz, amor e muita saúde!

Beijocas sabor de chocolate!!!
Olá, Amapola!

Que bom saber que você lê minhas poesias!
Seu blog é emocionante!
Assim como eu, coisas do coração!
Desejo uma feliz Páscoa a você!
Beijos!
Seguindo!
Olá querida amiga, Amapola!
Estou aqui de volta, para desejar uma feliz páscoa, para você e todos os seus. Beijos no teu coração
Olhe para cruz e creia,que ela é o seu único caminho e sua unica esperança pra viver.
Vim, te visitar e te oferecer o mimo de Páscoa do Toque
um grande abraço
Na paz de Cristo
san
Que singeleza e que facilidade com a arte de rimar, hein?
Passei para agradecer a visita e te desejar um domingo de Páscoa abençoado. Fica com Deus! Bjs
Passei para agradecer a visita e te desejar um domingo de Páscoa abençoado. Fica com Deus! Bjs
estou impressionado com
a forma em que você escreve,
com a maneira em que expõe
os sentimentos.ficou lindo
parabéns!!
feliz páscoa,bjus
Oi, Amapola, lindo poema! Passei para visitar seu blog e virei seguidora, um abraço!
Obrigada pela visita ao meu blog.Amei esse poema. Na verdade poderia ser também o meu álbum de retratos. Um bj tenha uma semana de paz!
Maravilha de poema, me identifiquei com ele, na minha idade quase tudo também é saudade. LINDO,
Parabéns.
Lindo, lindo! Emocionante.
Eu vejo como minha mãe sente a mesma coisa com os álbuns... E eu também sinto com relação a algumas fotos com pessoas que já se foram e não puderam afagar tanto a minha alma de criança, e depois enquanto eu crescia, como eu precisava.
Abraço de poesia!



29 comentários:

  1. Linda e emocionante releitura! Obrigadão pelo carinho lá e , mesmo ausente dos blogs, vim desejar um lindo e feliz 2016! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Amapola.
    Que poesia linda, conseguir fazer poesia com os seus sentimentos tão profundos. A saudade realmente doei demais. Olhamos para traz e muitas pessoas que amamos não vemos mais. Vim lhe desejar um lindo 2016. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Amapola.
    Que poesia linda, conseguir fazer poesia com os seus sentimentos tão profundos. A saudade realmente doei demais. Olhamos para traz e muitas pessoas que amamos não vemos mais. Vim lhe desejar um lindo 2016. Beijos.

    ResponderExcluir

  4. Querida Amapola,
    Somos a nossa memoria,nem sempre alegre o tempo todo.O poema é belo.
    Bom te ver novamente.
    Andas sumida.Feliz Ano Novo. Beijos. Edna Campos.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Amapola, quanto tempo e bom que aparece neste fim de ano, que lhe desejo serja bom para inspirar um maravilhoso 2016. Bom reler esta poesia da saudade o que nos faz estar juntos desde aquela epoca.Que bom ainda ter voce e poder enviar um carinhoso abraço de paz e muita luz.Um Novo Ano bom para nós que temos a gratidão como palavra chave de nossas vidas.
    Beijo no coração conterrânea.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. A Verdade Em Poesia, está a tentar visitar a todos os seus seguidores,
    para deixar abraço amigo e agradecer por termos ficado juntos mais um ano,
    desejar também que este ano lhe traga muitas alegrias, e grandes vitórias.
    Atenciosamente. António.
    PS. tive de seguir outra vez porque estava sem foto, ou sem endereço.

    ResponderExcluir
  8. Oi querida amiga Amápola,
    vim lhe desejar um excelente final de semana, beijos e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga, vim lhe desejar uma ótima semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida Amapola

    Que saudade de você!!!
    Linda releitura.
    Amei.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  11. Ali está a história de uma vida ...
    Bjbj Lisette.

    ResponderExcluir
  12. A descansar ou na balada, não se esqueça de celebrar a vida. Bom final de semana e um ótimo carnaval.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  13. Que bonito, Amapola! Não podemos perder estas memórias!

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga, desculpe a ausência, aos poucos estou voltando.
    Te ofereço dois presentes, fique à vontade para pegá-los se quiser:
    http://arionetorres.blogspot.com.br/2016/02/o-jardim-da-vida.html

    http://cantinho-dos-baixinhos.blogspot.com.br/2016/02/pinturas-de-criancas-4-

    fevereiro.html

    Tenha uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  15. Belíssimo poema!
    Também guardo com carinho fotografias antigas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi querida amiga, vim lhe desejar um excelente final de semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga
    Vim lhe desejar uma ótima semana, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Lindo poema! As lembranças são a alma da nossa história.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Unos muy bellos recuerdos que recordar con el alma. Mi madre también falleció el año pasado. Cada día me acuerdo de ella.

    Un fuerte abrazo.

    ResponderExcluir
  20. Que bom que apareceu e assim saber que está bem.
    Precisa estar mais entre nós que te amamos.
    Uma semana abençoada Amapola.
    Meu carinhoso abraço de toda paz e luz.
    Bju no seu coração.
    Grato de coração.

    ResponderExcluir
  21. Amapola, adorei te ver por lá! Como estás? Tudo bem? Saudades! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  22. Oi querida amiga Amapola, vim lhe desejar um excelente final de semana, muito obrigada pelo carinho, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  23. Oi querida Amapola
    Tem dois selinhos para você lá no blog, se quiser pode pegar, ficaria muito feliz! Vim lhe desejar um excelente final de semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  24. Lindo e dolorido poema.s vezes da vontade de olhar meus álbuns e também não o faço com medo da dor da saudade.Mas dia destes olhei um pouco sozinha.Precisava fazê-lo para amenizar a dor que estou sentido com a partida d minha irmã Neuza para junto de Deus.
    Adorei seu espaço e estou seguindo voce

    ResponderExcluir
  25. Querida Amapola, fiquei muito feliz em com sua visita, que bom revermos antigos amigos e recordar. Assim como você escreveu tão bem, penso que depois de uma certa idade nos transformamos em seres saudosíssimos, o nosso olhar parece encurtar para as perspectivas futuras mas consegue ir lá atras num passado tão distante mas que parece bater à nossa porta a todo instante e as recordações mesmo que boas recordações, podem nos entristecer por causa da saudade.Mesmo assim, seguindo em frente vamos bordando o presente.Pontilhado daqui e dali, reciclando lembranças e cotidiano e de repente surge uma flor. Hoje você foi essa flor que apareceu colorindo a saudade. Um grande abraço.Tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir