sexta-feira, 2 de julho de 2010

CADÊ A IGREJA DA SÉ? DA FÉ... DE QUEM ELA É?




Igreja da Sé (Mariana-MG)

CADÊ A IGREJA DA SÉ? DA FÉ... DE QUEM ELA É?

Antigamente em Mariana, a Igreja da Sé ficava aberta o dia inteiro, à disposição dos católicos. Toda vez que os adultos da minha casa me mandavam cumprir alguma tarefa, cujo percurso me fizesse aproximar dela, eu entrava ali e fazia as minhas orações.

Hoje evoluiu muito. Tem um guardião do patrimônio histórico que só deixa entrar lá, quem tiver dinheiro no bolso.
Só falta uma roleta para contabilizarem melhor o negócio, evitando assim uma possível fraude do centurião.

Na semana santa, os seminaristas cantavam ali dentro o dia inteiro, o "Canto Gregoriano". A porta ficava escancarada, os microfones espalhados aos quatro cantos. Aquele hino dos deuses sonorizava a cidade inteira, chegando até nos nossos ouvidos lá na rua Wenceslau Brás.

Isso tornava lírica até a nossa pobreza. Minha alma transcendia no infinito, mostrando para mim que o mundo não se resumia nos nossos problemas diários, nem no frio que invadia os nossos pés descalços, nem no frio que invadiu o corpo dos meus oito irmãozinhos, levando-os para os cemitérios da cidade.

Hoje, ao executarem ali dentro qualquer música, lacra-se toda a igreja para que nenhuma nota possa fugir e se esconder nos ouvidos de quem não pagou, num ritual mesquinho e vergonhoso, que nem o diabo gosta.

Talvez o jeito seja construirem uma igreja moderna.
Aí, quando ela também se tornar histórica, constrói-se outra... e mais outra... ...

20/10/2005

12 COMENTÁRIOS:

Sandra Botelho disse...
Triste isso não é...
Falta de respeito com o povo e com Deus.
Bjos achocolatados
Virgínia Allan disse...
Cadê a Sé? cadê a fé?... homens de pouca fé estão por aí aos montes, dando fim em tudo! Beijo
*Simone* disse...
Oi, gostei do texto... é triste, mas muito bem escrito por ti... parabéns!

Bjos,

*Simone*
José disse...
É verdade Amapola, e depois queixa-se que as pessoas se afastam da Igreja.
Parabéns por esse texto tão bem escrito. Há por aí, e por aqui uns senhores que se fazem donos, daquilo não é seu, que é do povo.

beijinho,
José.
José disse...
Já tentei várias vezes comentar, nas Memórias da outra Maria,mas não consegui.

Beijinho,
José.
Wanderley Elian Lima disse...
Olá Amapola, não estou conseguindo deixar comentário no seu outro blog, não sei o que está acontecendo.
Um abraço
ValeriaC disse...
Muito triste isso Amapola...a igreja deveria estar acolhendo sempre...

Você não faz idéia do quanto estou feliz, porque desta vez vendo sua fotinho a acompanhar meu blog, pude achar seu perfil e te seguir também. Quanto procurei achar um modo de poder te seguir, pois você segue meu outro blog também,e quando eu clicava na sua foto, só aparecia seu nome, sem mostrar link nenhum.
Ah...agora estarei te acompanhando de perto também...
Tenha um doce dia...
Beijos...
Valéria
Maria Izabel Viégas disse...
Amapola querida,
vim lhe dar um beijinho!
E dizer que tem um MEME para você no Memorias de Vidas Passadas.
Dá uma espiadinha!
Vou adorar!
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...
Com certeza será histórica, pois está registrada nestas Lindas Memórias. De uma simples Maria? Simples e Singular; será que alguém se irá a ela igualar? Lindo relato de Vida! Parabéns, Amapola*

*Que não sejam açucenas
as veias e as mãos serenas,
bem pode ser;
mas que nelas não se vejam
quantas graças se desejam,
não pode ser.

Beijos querida! Estou voltando, e é isso aí.
Tenha uma Boa Noite/Bom Dia
Marilu disse...
Querida Maria, hoje em dia você não encontra sequer, uma Igreja Católica mesmo não sendo patrimonio da humanidade aberta. O papa diz que os fiés estão se afastanto do catolicismo, e migrando para igreja evangélica, pelo menos os templos evangélicos sempre estão abertos e alguma pessoa para atende-la. Sou Católica, mas senti na pele a dificuldade de encontrar um padre quando meus pais faleceram, simplesmente não tinha nenhum. Minha filha esteve em Londres, e não entrou em nenhuma Igreja, pq todas cobram ingressos altíssimos, haja grana para ser católica...Tenha uma linda semana...Beijocas
Juliana Galante disse...
Em Parati também é preciso pagar para entrar na igreja. Me deixou com uma sensação tão triste...
beijos
ValeriaC disse...
Florzinha, vim agradecer sua visita e suas doces palavras...
Tenha uma doce tarde amiga!
Fica com Deus!
Beijo no coração
Valéria

57 comentários:

  1. Conferindo se é possível comentar aqui.

    Agradeço todos os comentários. Cada um, chega-me como um abraço.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Passando p te ler...
    Parabéns...embora triste...mas é a realidade...
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Amapola estou estristecida com o que acabei de ler. Ora esse não é um lugar para todos, para nos confortarmos ou apenas nos sentarmos e pensarmos um pouco na vida?
    De fato um absurdo e todos deveriam reclamar. Onde já se viu cobrar.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Amapola, a igreja foi transformada num museu então?
    É tudo por dinheiro! Por isso toda essa estratégia $$$$
    Imagine que na catedral de Sé em São Paulo, trouxeram até uma réplica do saudário de Turim, mas que para ve-lo, estavam cobrando 5,00 Reais...
    É a indústria da fé, não?
    Um beijo minha amiga, deixo a ti um abraço também.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe Amapola, deixe eu corrigir: saudário não! Quis dizer sudário de Turim!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. "Quer ver um milagre?

    Plante uma palavra de amor profundo
    na vida de uma pessoa.
    Cultive-a com um sorriso e uma oração,
    e veja o que acontece."

    (Max Lucado)

    Beijos e uma rosa prá ti. M@ria

    ResponderExcluir
  7. a familia da minha avó paterna é toda de Mariana. Deve ser muito triste morar perto de um tesouro que devia ser de toda a gente e no entanto... a velha "história" do dinheiro, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  8. O que nao se pode perder nesse mundo minha amiga,,,é a fé,,,beijos de otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Minha QUERIDA AMIGA, como somos tolos, né? Tive tanta vontade e ao mesmo tempo tanto medo e "vergonha" de cehgar no seu blog ou mandar-lhe um email perguntando o porquê da sua ausência!
    Senti e muito a sua falta e entrei aqui dezenas de vezes para ter o impulso maior; para perguntar: Amapola, onde vc está? Aconteceu algo? Posso fazer algo? estou com saudades, vc sumiu...

    Covarde sua amiga. Esperou o retorno como são fiel, mas que não morde...só late....rs

    Que bom! vc está de volta e eu posso ler o blog que mais amo na minha litsa e posso vir aqui e aprender com suas "novidades", seus momentos tão seus e que vc vai transformando em palavras e depois, generosamente, divide, empresta, mostra e me faz melhor!

    Saudades eu senti!

    Não me fale em templos, em igrejas, em religiões. Digo que sou cristã, porque acredito nesse Deus maravilhoso, Onipotente e ONipresente...na vinda do seu Filho para salvar e mostrar o Caminho, a Verdade e a Vida.
    Não posso entender templos, contruções aqrquitetônicas, coleta de dinheiro no meio de uma oração, de um momento de meditação.

    Não posso entender um canto que é cobrado, quando esse canto está "na casa do Pai" (????) e lá ele é dom, é voz, é louvor.

    Minha amiga Querida e Linda eu compartilho toda a sua indignação, toda a sua "revolta".

    Aliás, o que eu não compartilharia com vc? !!!!!

    Que bom que vc voltou. Obrigada. Mesmo. Sempre e por tudo. Obrigada pelas palavras de carinho no meu "canto", pela sua presença sempre tão esperada e querida.

    Deus abençõe você com os cantos dos anjos!

    ResponderExcluir
  10. corrigindo....

    esperei sua volta como cão fiel

    ResponderExcluir
  11. Amadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, quanta saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee de você!!!!!!!!!
    Voce faz muita falta, muita faltaaaaaaaa!
    Triste isso né amada? Meu Deus, a igreja não é do povo???
    Jesus tinha igreja?
    Enfins, um lugar onde a gente pode acalmar a nossas alma...lacrado.
    Eu não consigo entender isso, e acho que Deus fica triste com isso tbm.
    Vai entender a modernidade né amada??


    PS: Amiga, ontem quem ficou sem net fui eu.
    Acabei de postar aquele amor lindoooooooo do Saramago e meu pc pifou, acho que foi emoção rs).
    Peguei apenas agora, mas graças que não era nada, era problema de configuração (Minha net é via rádio, mas to indo pro Speedy rapidinho).
    O importante é estar aqui, em volta dos amigos como vc.
    Amapola, tu és essencial na minha vida!

    Um abraço amada!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah, MINHA QUERIDA AMIGA, encho a boca para dizer (escrever) , "Minha Querida Amiga" e isso me faz lembrar uma frase de Richard Bach:
    "Se a nossa amizade depende de espaço e tempo, então, quando tivermos ultrapassado o espaço e o tempo, teremos destruído nossa amizade".

    Acho lindo isso. E isso me diz que afeto não conta tempo, não conta esse calendário que vivemos, não conta espaço e em outro tempo, o verdadeiro, em um outro espaço eu conheço você. Conheço com toda a minha alma e toda a minha alma tem por você e toda a sua vida e histórias nela trazidas um afeto imenso.

    Você é minha amiga de outro tempo e espaço.
    Que bom!

    No meu braço est[á tatuado uma frase bíblica:
    "Coragem, Teu Deus está aqui! "

    Nunca disse o que tinha nessa tatuagem em um espaço "aberto" assim, mas você é MINHA AMIGA e pra você EU POSSO DIZER O QUE QUISER, com você, posso ser quem sou, porque sei que vcoê me entenderá.

    OBrigada por existir. Obrigada pela sua história de vida.

    Meu afeto e carinho em um abraço bem apertado. Aqueles abraços que amigos de verdade compartilham.

    ResponderExcluir
  13. Quando vc some faz falta minha flor.
    Ei li o texto,fiquei meio sem entender pq tornam uma igreja patrimonio histórico e limita a entrada de pessoas. Nossa, chega a ser blasfemico.
    Saudades de tu.
    Parabéns pela postagem.
    Beijos minha bela e adorada Maria

    ResponderExcluir
  14. Um super beijo de carinho pra ti numa linda semana...obrigado pelos seus comentarios,,,fico feliz,,,são muito importantes pra mim,,,

    ResponderExcluir
  15. Querida Amapola

    Texto comovente.
    Morei em BH, conheci Mariana, Sabará, Congonhas do Campo,Tiradentes, Ouro Preto, São João del Rey, entre outras tantas riquezas.
    Acho que vivemos a era do "Deus é meu!", como se Ele não fosse de todos, absolutamente todos.
    Imagino sua infância, suas superações,
    seu crescimento, sua gente , sua alma preciosa.
    Aproveito para agradecer sua doce presença no meu blog.
    Minha filha está ensaiando alguns versos num blog...Asas da adolescência ! Primeiros vôos!
    www.mp-guerra.blogspot.com Vi que seus filhos também buscam a arte - que lindo!
    Eu gostaria de poder curtir muito estes momentos, mas vou tentando me superar a cada dia.Vou ficar bem,com a graça de Deus.
    Carinho é benção que recebo. Deus lhe pague e abençoe.
    Conte com a minha admiração e amizade.
    Bjs
    Mellíss

    ResponderExcluir
  16. Amada, vim deixar um abraço grande de boa noite!!!

    Sua amiga, sua mana!!

    ResponderExcluir
  17. A crítica é perfeita e ainda recheada de poesia. Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Os maiores pensadores são as pessoas que passam seu maior tempo presos à duvidas e à tristezas, porém são as pessoas mas felizes que já vi.

    Bruno Plagiato

    Uma semana de paz e muita poesia.
    Beijos...........M@ria

    ResponderExcluir
  19. Oi minha doce e amiga Amapola,
    Muito obrigada pelo seu carinho e sua visita!

    Um grande beijo no seu coração,

    *Simone*

    ResponderExcluir
  20. Olá Amiga Amapola!!
    É nossa triste realidade. Sei que patrimônios históricos devem ser preservados, infelizmente, na outra ponta, temos vândalos que não ligam a mínima para essa riqueza.
    Uma pena que essa preservação venha a ser exacerbada, como você descreveu tão bem. Nem 8, nem 80.
    É um prazer ler seus textos.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  21. Querida Amapola
    Você é muito especial.
    Muito obrigada pela visita carinhosa.
    Beijos Maria Paula

    ResponderExcluir
  22. Oi Amapola, um abraço minha amiga, beijos em teu coração, uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Amapola, estava com saudade, passando pra ver as novidades e ler um pouco, seus textos são muito agradáveis. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá minha maravilhosa rs.
    Sabe,eu estou tão acostumada contigo me visitando que quando passa um certa hora eu já fico anciosa te esperando rs.
    Beijos minha maravilhooooooooooooooooosa.
    Te adoro viu!!!

    ResponderExcluir
  25. Querida

    Estou comentando novamente aqui, mas devo dizer que cada texto seu é uma viagem que me envolve, toca, emociona.
    Aliás,quando vc abre suas asas de anjo sobre nós, derrama seu carinho que nos abençoa.
    Obrigada.
    Quanto ao que vc disse elogiosamente sobre mim, devo confessar que nada sou, pois é a sua generosidade que me enfeita.Seus olhos são estrelas a iluminar minhas palavras.
    Obrigada uma vez mais.
    Deus lhe abençoe.
    Mellíss

    ResponderExcluir
  26. Amapola querida!!

    Aiii amiga, nem me fale em conexão, porque as vezes eu tbm acho que moro no fim do mundo.
    Minha net é via rádio, e as vezes me descabela.
    Speedy chegou esses tempos, não chega com a velocidade máxima, então não sei se fico, se troco rs.
    Mas tbm vim deixar um abração amada, e dizer que é tão bom caminhar na vida sabendo que tem você!

    Beijooooooo!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Amapola querida!
    Acho que está havendo algum problema nos comentários. Dê uma verificada, amiga!
    Deixo beijocas e um presente pra ti:

    A CONEXÃO DE NOSSAS ALMAS

    A conexão de nossas almas é algo que só nós podemos explicar. O que faz com que tenhamos tanto carinho e sentir no espaço essa conexão misteriosa, que nos faz permanecer juntos?

    Onde quer que estejamos, há um elo, algo que nos prende a esse ser em forma de comunhão de almas, sintonia fina nos nossos dias. E, não há como saber o porquê. São ondas que nos levam à presença deste sentimento, em forma de todo o carinho do mundo.

    E, só desejamos que esse ser esteja bem, esteja conectado com esse Deus maravilhoso que nos protege tanto...

    Através dessa telinha, eu o vejo, com os olhos do amor,

    desejando-lhe o melhor de mim mesmo.

    É o encantamento presente em nossas vidas, que nos faz aqui voltar, com tanta assiduidade, para saber, se ele está feliz, se passou bem o dia, se precisa de um abraço ou um beijo ou de um como vai você, no dia de hoje, para não se sentir tão isolado na imensidão deste

    mundo.

    E, cada dia, estamos aqui, irmanados com você, para lhe dizer que você é muito amado, sim. Que você é importante, que sua vida é necessária a todos nós nesta telinha da Internet e na vida real.

    Estimo e quero que você receba hoje todo o meu carinho em forma de uma grandiosa conexão de espírito e um abraço bem forte no seu coração.

    Fique em paz e sobretudo ame e se ame!

    Texto de Eda Carneiro da Rocha

    SÔNIA SILVINO'S BLOGS!

    Sempre com muito carinho para você!

    ResponderExcluir
  28. Oi querida, venho agradecer a sua visita, vejo que tem andado um pouco afastada dos seus blogues, só espero que esteja tudo bem com você.
    Por vezes o tempo não nos chega para tanto que gostaríamos de fazer, beijinhos de luz e paz

    ResponderExcluir
  29. Interessante...as igrejas deveriam ser a casa de Deus, mas em muitos locais precisam estar fechadas para não serem robadas, em que mundo vivemos, paz.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  30. DEixando um super beijo de bom dia pra ti amiga,,,,nao sei se vai registrar o comentario,,hoje o caos ta geral,,sumindo tudo no Livro e nos blog amigos,,,,

    ResponderExcluir
  31. Amada, que deliciaaaaaaaaaaaaaaa receber seu carinho. E já corrooooo aqui pra agradecer, matar a saudade e dizer que vc faz o meu dia feliz!

    MUITOOOOOOOOO FELIZ!!!!

    Um abraço grandeeeeeeee amada!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Que o seu dia seja de muita paz e muito carinho,,,beijos e sempre muito obrigado pela sua presença....

    ResponderExcluir
  33. Texto triste, mas temos que falar de tristezas.

    Bom dia.

    Bjus

    ResponderExcluir
  34. Olá minha amiga Amapola,obrigada pelas as visitas e os comentários sempre gentis que faz por lá no meu blog,é verdade tenho que concordar consigo, que nalguns sectores da Igreja não passa de um Casino, e que aos poucos vai afastando o melhor que a Igreja tem, que são os seus fiéis de alma e coração.

    um beijinho grande,
    José.

    ResponderExcluir
  35. Que coisa triste não é mesmo?!
    Fiquei muito feliz com sua visita. Volte sempre e fique sempre a vontade.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  36. Isso é phoda, a religião virando negócio ¬¬³

    ResponderExcluir
  37. Oi Menina Maria é triste essas recordaçoes, mas nem tudo é como nós desjamos que fosse.
    Um beijo
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  38. Obrigado minha flor pelos elogios,vc está me mimando muito rs.
    Beijokas minha amada.
    Te prefiro hoje e sempre.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  39. Querida Amapola, como é bom ser querido(a), não?
    Tenho imenso prazer de vir aqui com todos esses amigos de jornada e letras para te abraçar!!
    Minha amada e dileta amiga! Eu agradeço e retribuo teu amor para conosco, e a mim particularmente por tua preciosa pessoa, que faz com que eu continue a escrever.
    Mas tua atenção é magnífica, e tua presença é imprescindível entre nós.
    Um beijo do teu leitor, meu abraço de coração.

    ResponderExcluir
  40. Um bom dia cheio de carinho e paz pra ti amiga....beijos.

    ResponderExcluir
  41. Olá querida Amapola, nunca mais tinha te visitado, mas, tu sabes o porque.
    Infelizmente, parece que tornou-se uma febre.
    Aqui só existe uma igreja "aberta" a Igreja Categral que fica na Av. Floriano Peixoto (centro).
    Vive completamente escura e só existe uma porta aberta ou quase isso.
    Dois mendigos, são os guardiões dali. Uma senhora e um senhor que fica deitado bem na entrada.
    LAMENTÁVEL.
    A Igreja é muito bonita por fora e também por dentro.

    ResponderExcluir
  42. Escreves bem...com o talento dos bons escritores,vc com certeza não é só uma mera blogueira,mas uma mulher iluminada pelos deuses da literatura que te concederam o talento da escrita,se aprimorares isso em ti futuramente publicarás profissionalmente o teu livro. Bom...em relação a igreja da tua cidade,que se tornou histórica para a desgraça do povo,porque simplesmente em nome da história tiraram a igreja dele, a saber,do povo,bom,se é como descreves-te nesta tua bem escrita crônica,expulsaram até Deus de lá,imagine se não fariam isso com os seus filhos?Tudo em nome de que?Dinheiro,o vil metal. É capaz de religiosos fariseus do clero e outros leigos-(e não quero dizer com isso que todo religioso da Igreja seja um fariseu,longe de mim afirmar tal inverdade)-,dizerem que a cobrança da grana feita é para preservação do patrimônio histórico. E acredite nesta mentira quem quiser.Abraços,amei a tua escrita.

    ResponderExcluir
  43. Minha Querida Amiga...o tempo enlouquceu estes últimos dias e mal tenho tido tempo para entrar na internet.
    Vim ver como está vc, como andam seus dias, como está seu coração!
    Vim matar a saudade estando aqui, no seu blog e dizer que espero que possamos um dia ter tempo para novamente sentar na mesa da cozinha no meio da tarde, com um bolo de fubá, uma xícara de chá ou café e conversarmos com pessoas que amamos e que tão depressa passam por nossas vidas nas vinte q quatro horas que o dia tem.
    Certamente, adoraria tomar café com vc!
    Todo carinho da usa amiga!

    ResponderExcluir
  44. A poesia escorre no papel, tal qual vinho
    Derramado da taça.

    BOM FDS......Beijos na alma! M@ria

    ResponderExcluir
  45. Querida amiga, tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  46. Poesia
    É emoção
    É afeto, é amor.
    É amizade.
    É sentimento com cor!


    Um Fds carregado de poesia e emoção!
    Agradeço sua amizade e carinho...Beijo grande...M@ria

    ResponderExcluir
  47. Amapola...
    Que coisa, hein??? A igreja católica, realmente, está muito longe do que JC imaginou quando disse a Pedro que sobre esta pedra construiria a sua Igreja... E não é só isso!!! E vem a tona os escândalos de pedofilia dos padres católicos, enfim, essa não é igreja de Deus, mas sim dos homens. Mas não podemos perder nossa fé, e devemos lutar para que cada um seja a igreja que Jesus imaginou, não com templos lindos, e com bezerros de ouro, mas com nossas atitudes, pois como Ele mesmo disse: "O Reino dos Céus está dentro de vós".
    Adorei o post... Parabéns!!!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  48. Amapola, tudo bem minha querida?
    Estou passando para deixar um abraço e dizer que estou com saudades.
    Beijos em teu coração.

    ResponderExcluir
  49. hola paso a saludarte,hermoso poema!!!!!y te deseo que tengas alegria,siempre
    un abrazo
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  50. "Amigos são flores plantadas ao longo
    do nosso caminho para que saibamos
    encontrar primavera o ano todo."

    (Letícia Thompson)

    Feliz Sábado e beijos na alma...M@ria


    Obs:Tem selinho aqui,um carinho prá voce!Leve-o.

    ResponderExcluir
  51. O que importa na vida não é o ponto de partida, mas a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher!

    [ Cora Coralina ]

    Feliz dia e beijos prá ti! M@ria

    ResponderExcluir
  52. "A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro."

    (Conrad de Meester)

    Boa Noite....Beijocas mil!

    ResponderExcluir
  53. de nuevo te saludo,por ortesía...nada espero ya
    un abrazo
    lidia-la escriba

    ResponderExcluir
  54. "Ame as suas visões e os seus sonhos como se eles fossem as crianças da sua alma, os planos de suas maiores realizações."

    (Napoleon Hill)

    Amor & Paz!M@ria

    ResponderExcluir
  55. Um tanto quanto atrasada e atrapalhada...com certas mudanças nos blogs...mas achei....essa postagem...li...gostei e aproveito prá dizer:
    ESTOU COM SAUDADES!!!

    Será que você vai conseguir encontrar esse comentário numa data tão antiga?
    rsrsrs....
    desculpe toda confusão...mas ainda não estou adaptada...aos moldes...do blogspot (é isso mesmo...rsrsrss)

    beijosssssssssss

    Penso muito em vc também viu???

    ResponderExcluir
  56. Oiiii minha amigaaaa, quanto tempoooo sem saber de ti!!! Fiquei muito feliz com a sua visita, volta logo que estamos com saudades.

    Que Deus te abençõe sempre!!!

    Bjos,

    *Simone*

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir